sexta-feira, 22 de novembro de 2013

3ª mensagem

Tapeçarias "Olhos divinos"



“Olhos de Deus ”- (México)
   Um “olho de Deus” é uma tecelagem típica do México, considerado um símbolo cultural. Conhecidas como "Ojos de Díos", em outros países latino-americanos, as estrelas tecidas são uma forma primitiva de artesanato.

   Simbolizavam os olhos dos deuses e representavam um pedido para que eles protegessem os recém-nascidos: sobre paus cruzados tecia-se uma cor para cada ano de vida da criança, até os cinco anos (quando se achava que ela já pudesse fazer sozinha, seus pedidos aos deuses); ou numa mesma estrela, indicava-se a idade da criança, ou da pessoa a quem se oferece, pelo número que cores dos fios.














Estas tecelagens foram realizadas pelas alunas da turma EFA, sob orientação da prof. Rosário Sousa,  durante o Módulo: Animação e Expressão Não Verbal - Educar através da Cultura e do Brinquedo.

Mas outros alunos, do segundo ciclo, desta escola EB2,3 e Sec. da Chamusca (Ano letivo 2011/2012)  e da Escola Conde Castelo Melhor de Pombal (Ano letivo 2008/2009),sob a orientação da mesma professora e dos  pares pedagógicos, realizaram outros trabalhos similares. 
Eis um catálogo de imagens: 





1 comentário:

opinião: