sábado, 14 de março de 2015

21ª mensagem - História de amor entre Ari e Roderico - Lenda do Arripiado - Chamusca

Por altura do dia de S. Valentim comemorámos o dia dos namorados explorando e  ilustrando uma história de amor  - O amor  entre a princesa Ari e Roderico. Uma lenda contada aqui na região, ocorrida no castelo de Almourol, e que teria dado origem ao  Arripiado,  pertencente ao concelho da Chamusca.
Os alunos do 3º ano I e 4º ano J ilustraram esta linda história usando a lápis de cor, marcadores e marcador preto  fino sobre um prato de papel.


   


A fonte de inspiração para  este trabalho  teve a sua origem num prato de louça chinesa que retrata a lenda dos salgueiros…   uma lenda vinda do outro lado do  mundo,    mas incrivelmente semelhante à lenda do Arripiado – Chamusca.


A lenda:

 A Lenda da princesa Ari

             Há muitos, muitos anos, viviam, no Castelo de Almourol, um rei chamado Baqui, uma bela rainha de nome Fata e uma princesa muito bonita que se chamava Ari. Eram mouros e queriam que Ari se casasse com um velho tio, muito rico, chamado Xurami.
             Mas… Ari estava apaixonada por um jovem e belo cristão chamado Roderico.
            Os seus pais não gostaram da ideia e mandaram-na para a torre mais alta do castelo, e pearam-na, ou seja, prenderam-na por um pé, ficando Ari ali, muito triste, por muito tempo.
             Baqui, o pai de Ari, mandou matar o jovem Roderico e Ari morreu de amor, voando nas asas de uma pomba branca até à campa onde jazia Roderico, numa bela e pequena aldeia à beira do Tejo.
             Roderico e Ari, ficaram para sempre na memória das pessoas da aldeia que ainda hoje é conhecida pela aldeia do Arripiado que deriva do nome “Ari peada”.


                                                        Alguns trabalhos realizados:








Vejam todos os outros trabalhos e conheçam  também a lenda chinesa no seguinte catálogo:















Sem comentários:

Enviar um comentário

opinião: