quinta-feira, 22 de julho de 2021

Do Património Arquitetónico do concelho da Chamusca à arte do desenho de arquitetónico!

 



A casa inspiradora 


Esta Casa situa-se na   via  principal, rua direita de S. Pedro, na vila da Chamusca e é muito invulgar e original. Faz parte do património pessoal do seu proprietário, sendo um edifício privado. 


O arquiteto que a desenhou e projetou  inspirou-se nas  casas tradicionais do Ribatejo e, juntando  pormenores e detalhes de  casas diferentes  fez para fazer a fachada principal, fez um projeto brilhante e inovador, dando-lhe um aspeto muito moderno, perfeitamente enquadrado no meio em que está inserido.

 É  um edifício de referência na arquitetura da  local da Chamusca, nacional e até na arquitetura  internacional.  


                       O  aluno João Lapas, do 6A,  inspirou-se neste edifício e fez o seu desenho à vista.



De forma a conhecer e valorizar o seu património construído, a sua arquitetura tradicional,  foi esta proposta feita aos nossos alunos do 6ºano:

"Observa 4 casas antigas perto do sitio onde vives e que  cria e  decora a tua casa moderna com partes e pormenores das  outras que, no passado foram construídas por alguém.

 Tal como o arquiteto que  desenhou a casa  moderna da Chamusca, também tu vais  partir de um esquema ou de uma base em forma de   retângulo, no qual já foi indicado o sitio da porta. Tudo o resto deverá ser desenhado e pintado por ti.

Esquema base

Transforma-te em “Arquiteto”, projetando a tua casa moderna mas com pedaços, ou detalhes de casas antigas!

Podes desenhar janelas, portas, paredes coloridas ou revestidas a azulejos, podes acrescentar  chaminés, bordas decorativas, pedaços de telhado… 

Mas… atenção…. Se puderes, antes de fazer este trabalho, poderás com a tua família ou amigos dar uma voltinha a pé  e observar casas antigas e tradicionais da tua área de residência.  

Podes tirar fotos ou fazer esquemas no teu diário gráfico, fazer o registo de  alguns  pormenores que fores gostando e depois…Depois é só juntares os melhores na tua casa  super moderna, mas inspirada no património arquitetónico da tua região."  

 Inspira-te no teu património local e arquitetónico e  com ele  projeta a tua casa moderna… e faz arte!

                                                  E foram estes alguns dos resultados: 



































A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; 

mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.

Soren Kierkegaard
--------------------------------------------------------------
Os trabalhos apresentados, foram realizados pelos alunos do 2º ciclo, da Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Chamusca,
 sob orientação da prof. Rosário Sousa,  e  integram-se no projeto

"Chamusca, do Património à Arte"

Um projeto posto em prática no Agrupamento de Escolas da Chamusca, apoiado pelo Município da Chamusca,  no âmbito do Programa  do Ministério da  educação PNPSE
(Programa Nacional de promoção do Sucesso Escolar)


Sem comentários:

Enviar um comentário

opinião: