quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

"Estendal dos Direitos da Criança .- do Património Pessoal ao Património Solidário",

 


A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Chamusca, pretendeu assinalar o 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorado no dia 20 de novembro.


Para o efeito desafiou as turmas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, do agrupamento de escolas da Chamusca, a decorarem uma peça de roupa reutilizável e disponibilizada pela Loja Solidária - A Botica, para que cada turma pudesse criar a sua peça de acordo com um Direito previsto na Convenção.
Os alunos abraçaram esta ideia, deram asas ao seus talentos e representaram ao seu gosto e à sua maneira os direitos das crianças sob um suporte de tecido. Roupa velha e usada ... do património pessoal de alguém que se transformou numa peça do "património Solidário".



Todas as peças de roupa foram decoradas e trabalhadas de forma diferente e criativa e fizeram parte de uma Instalação artística que esteve patente no Mercado Municipal da Chamusca de 22 a 27 de novembro.



A exposição, intitulada “Estendal dos Direitos - Do Património Pessoal ao Património Solidário”,
organizada pela CPCJ, contou com a parceria e a colaboração do Município da Chamusca e do Agrupamento de Escolas da Chamusca.

No nosso agrupamento, a atividade inseriu-se no Projeto
"Chamusca - do Património à Arte",
que integra o programa PNPSE
(Programa Nacional de promoção do Sucesso escolar)
e
faz parte do PCE
(Projeto cultural da escola)
cujo tema é:

"Património semente de cultura”
uma iniciativa do PNA
(Plano Nacional de Artes)


O Grupo de mães (Família e Escola- Unidas Por Um Bem Maior!), do AEC , também participaram e costuraram uma peça de roupa com a participação de todas as crianças do Centro Escolar.




A atividade teve como objetivo sensibilizar as crianças, jovens e comunidade em geral para a importância do respeito pelos Direitos da Criança, despertar o espírito de solidariedade e usar a arte como forma de chamar a atenção do meio escolar e local para esta temática.



Criatividade em ação!



































A chuva não deixou que o estendal ficasse no largo da botica, como o inicialmente previsto e ficou instalado durante todo o tempo no interior do mercado da vila.


Durante a os dias em que a instalação artística ficou instalada no interior do mercado municipal da Chamusca, um espaço renovado e muito acolhedor, toda a população local pode ver o maravilhoso trabalho das crianças de todo o concelho.
Todas as turmas , acompanhadas pelos professores e auxiliares, visitaram depois o espaço onde puderam ver os seus e os trabalhos dos outros.














A Convenção dos Direitos da Criança, constitui o mais completo e importante documento sobre os direitos de todos os seres humanos menores de 18 anos e assenta em quatro pilares fundamentais:
a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento, a opinião da criança.
As crianças têm todos os direitos humanos, não porque são "o futuro", mas porque são seres humanos.


Solidariedade, Património e arte de mãos dadas... são sementes de cultura!




Sem comentários:

Enviar um comentário

opinião: